

* Não solte peixes, plantas ou qualquer outro animal aquático nos rios ou lagos. A soltura desses animais pode causar impactos ambientais muito sérios, prejudicando fauna e flora nativa!
* Não super alimente os seus peixes, pois o excesso de alimento pode poluir a água do seu aquário.
* Não compre rações vendidas em saquinhos plás-ticos transparentes. A luz retira todas as vitaminase proteínas da ração. Estas também não possuem prazo de validade. Procure comprar rações de boa qualidade que você notará a diferença na saúde de seus animais.
* Não Super povoe o aquário, pois o excesso de peixes debilitará todo o sistema de filtragem do aquário, podendo levar seus peixes à morte.
* Não compre peixes que estejam em aquáriosque tenham peixes doentes ou mortos. Eles podem transmitir doenças para todos os peixes que você já possui em seu aquário..
* Não compre peixes por impulso. Pesquise antes a respeito da espécie. Muitas podem ser incompa-tíveis com o seu aquário, seja por agressividade, parâmetros da água ou tamanho do aquário.
* Não coloque juntas espécies de peixes de pH di-ferentes. Certamente uma delas será prejudicada podendo adquirir doenças e contaminar todo o res-tante.
* Não inicie o hobby se não estiver disposto a dispensar os cuidados básicos que os peixes exigem. Com pouco tempo de dedicação obterá sucesso e isto se transformará em lazer.
* Seja observador. É preciso conhecer o comportamento dos habitantes de seu aquário para se antecipar aos problemas que possam surgir.
* Lembre-se: Peixes são seres vivos e não merca-dorias que podem ser descartadas a qualquer mo-mento. Preserve a vida!
* Finalizando, PESQUISE! Atualmente podemos usar a internet como uma forte aliada para alcançar um aquarismo saudável e consciente. Temos vários sites/fóruns que pregam a prática correta do aqua-rismo.