top of page

Equilíbrio Biológico

 

Entende-se por equilíbrio biológico a harmonia entre os peixes, as plantas e os microrganismos, gerando um ecossistema ou microcosmo. Para que isso ocorra, se faz necessário a união de alguns recursos e estímulos específicos. Que são:

•Oxigenação;

•Temperatura;

•Iluminação;

•Alimentação;

•Filtragem e Solo;

•Flora aquática (vegetação);

•Fauna aquática (animais).

 

Se houver qualquer fenômeno que perturbe essa harmonia, o aquário entrará em estado de degradação em relação ao sistema.

OXIGENAÇÃO

 

Ela pode ocorrer de duas maneiras: natural ou forçada.

 

A natural consiste em trabalhar sem nenhuma ajuda de equipamento externo. Uma das formas é a de trocas gasosas de superfície onde encontramos uma película separadora dos dois meios (ar/água) na qual é efetuada a absorção do oxigênio do ar para o interior da água, e aliberação para o meio de todos os tipos de gases produzidos.

Outro tipode oxigenação natural 

é feita através das plantas aquáticas pelo processoda fotossíntese.

 

A oxigenação forçada

 

é elaborada por qualquer sistema que forneça arpara o interior do aquário, especialmente com turbulências na superfície, provocando uma troca gasosa forçada. Ou com borbulhadores para que a água possa absorver o oxigênio encontrado nas bolha de ar.

TEMPERATURA

 

peixe é um animal pelicotérmico, isto é, adquire a temperatura do meio onde vive. Não possui sangue quente como os mamíferos, por isso o mecanismo biológico está condicionado atemperatura ambiente. Para animais aquáticos tropicais a temperatura mais adequada é entre 25 e 28ºC.

Nesse intervalode temperatura a sua fisiologia (crescer, alimentar e procriar) é melhor estimulada, e certosparasitas dificilmente atacarão os peixes.Levamos em conta que o metabolismo simplesmente dobra a cada aumento em 10ªC.

 

Osanimais que vivem no aquário com temperatura fria (15ºC) ficamincapazes quase que totalmente de suas funções fisiológicas, e com temperaturas altas, entre 28 a 32ºC, ocorre um aumento do metabolismo onde os animais passarão a comer, crescer e reproduzir com maior freqüência. Cuidados com as altas temperaturas (36ºC), que podemcausar problemas com relação ao oxigênio, podendo levar o animal a morte.

 

Podemos afirmar mais uma vez, que o aquário deve ser uma imitaçãode seu ecossistema, cabendo a cada pessoa, um trabalho de investigação. Para sabermos a temperatura em nossos aquários, usamos um termômetro que pode ser interno, feito com mercúrio, ou um termômetro digital, que são de plásticos colados ao vidro na parte externa. Para regularizar a temperatura, usamos um termostato (aquecedor) para aumentar atemperatura e um chiller (refrigeradores) para baixar as temperatura.

ILUMINAÇÃO

 

energia luminosa propaga-se a uma velocidade constante e através de movimentos ondulatórios semelhantes ao efeito das ondas das águas. A luz é formada por diversas irradiações delimitadas por determinados comprimentos de ondas. As várias radiações que constitui a luz solar formam ochamado espectro solar. Cada uma destas radiações tem determinadas colorações. 

No aquário, meio diferente do ar, a absorção das diversas radiações difere para os distintos comprimentos de onda. A luz vermelha, tem um grande comprimento de onda, porém um pequeno poder de penetração, já a luz azul tem um pequeno comprimento de onda e um grande poder de penetração.

 

Além dos efeitos visuais indispensáveis a um aquário, a iluminação é parte indispensável para o bom funcionamento do mesmo. As lâmpadas não são colocadas no aquário apenas como objeto de decoração ou um mero aparato para se obter uma melhor visualização dos peixes. As luzes dentro de um aquário tem uma função muito mais importante, e tem que Ter alguns critérios na hora de escolher esse tipo de equipamento. A luz do aquário é responsável pela fotossíntese das algas e plantas. Tal fenômeno desencadeará todo o processo de oxigenação da água, evitando que o nível de dioxido de carbono fique muito elevado, o que levaria os peixes à asfixia.

 

A iluminação desempenha a função de fixar no organismo do peixe a protovitamina e o cálcio de que necessita para viver sadio, evitando o raquitismo provocado pela privação de uma fonte de luz natural. As lâmpadas a serem utilizadas devem distar aproximadamente 10 cm do nível de água do aquário, evitando assim o aquecimento e outros problemas.

Existem dois tipos de lâmpadas:

Fluorescentes, ou luzes frias, pois seu aquecimento não é muito elevado. Os raios provenientes dessas lâmpadas são melhor direcionado e tem grande poder de penetração na água; influem positivamente na coloração de alguns peixes echegam a regular a quantidade de algas existentes no tanque.

Ex.: SUN-GLO -: iluminação semelhante à luz solar, luz branca, refrescante e natural, para aquário e terrário, mistura brilhante dos gases cripton e argon, oferece o mesmo rendimento que as lâmpadas de maior dimensão.

AQUA-GLO-: emite mais luz do espectro luminoso azul e vermelho, estimula o crescimento de plantas em aquários e terrários, intensifica a cor natural dos peixes, mistura brilhante dos gases cripton e argon. FLORA-GLO -: para todas as plantas do aquário, subida da coloração solar, estimula ocrescimento de plantas em aquário, impulsiona o desenvolvimento de plantas de terrario, acentua e fortalece a coloração natural.

 

Incandescente, ou lâmpadas comuns, contribuem para um aquecimento muito grande da água, trazendo prejuízos aos peixes e podem até mesmo causar cegueira. Sua luminosidade excessiva colabora para um crescimento de sordenado de algas. Ex.:lâmpada comum, iluminação caseira. - AQUARILUX, CLEAR-LUX, filamento longo. COLOR-LUX, cores azul, verde e vermelho, para realçar o ambiente.

FILTRAGEM E SOLO

Sistemas de Filtragem:No aquário, a filtragem tem como objetivo clarificar a água, ajudar a manter a taxa de oxigênio e oequilíbrio normal da pressão gasosa, uniformizar a temperatura da água e expulsar gases para asuperfície.A filtragem pode ser interna ou externa, do tipo mecânica ou biológica.Os filtros são acionados por compressores de ar, impulsionando a água por meio de bolhas de ar,fazendo com que a mesma circule no aquário (não é muito eficiente, pois funciona bem enquanto ofiltro estiver bem limpo), ou por bombas eletromagnéticas submersas. Este equipamento veiorevolucionar o aquarismo, pois realmente faz a água circular com eficiência "sugando-a" do filtro eintroduzindo o ar ao mesmo tempo, efetuando então, os processos de filtragem e oxigenação comgrande êxito.Filtros InternosExistem vários tipos de filtros internos que executam a filtragem mecânica. Esses são poucosutilizados porque ocupam um grande espaço dentro do aquário e possuem baixa eficiência.

Filtragem Biológica Interna: - Sendo fundamental para o equilíbrio, transformando a matéria orgânica em sais minerais e outros produtos, através de bactérias aeróbias existentes no cascalho do aquário. É constituído por placas de plástico, contendo centenas defuros, com uma saída de água conectada a uma bomba eletromagnética submersa. Essas placas são colocadas embaixo do cascalho, servindo de material filtrante, demodo à direcionar o fluxo d’água de cima para baixo,forçando a passagem de água por entre o cascalho efixando o resíduo biológico encontrado em suspensão no aquário para que este seja decomposto pelas bactérias; o residual dessa decomposição fica depositado embaixo das placas.

Filtragem de Areia Fluidizada: - Este filtro é o que tem de mais ressente no mercado. Funciona muito bem, ocupando um espaço reduzido no interior do aquário, tornando até um instrumento decorativo. Ele substitui os outros sistemas de filtragem biológica, funcionando da seguinte maneira: uma bomba joga água para dentro do tubo do filtro, turbilhonado as partículas decílica (+ ou - 1 Kg), que se encontra em seu interior. Nesse processo as bactérias fixadas na cílica vão efetuar todas as reações bioquímicas ,deixando a água com uma excelente qualidade e um equilíbrio biológicoeficiente

Filtros Externos Entende-se por filtro ou filtragem externa, todo os sistemas colocados do lado de fora do aquário. Conhecidos por filtros externos mecânicos e pelo Dry weet. Filtro Externo Mecânico: - Filtro que fica fixado na borda do aquário captando água através de uma bomba eletromagnética desucção. A água entra em uma câmara, passa por uma manta acrílica virgem e outra impregnada de carvão ativado antes de retornar para o aquário. Filtro muito utilizado e com grande eficiência na retirada de substâncias químicas e de partículas sólidas em suspensão na água.

Dry Weet: - Esse sistema pode ser de várias maneiras, tanto acoplado na lateral do aquário, quanto colocado embaixo do mesmo. Tem o mesmo sistema do filtro externo mecânico, só que mais dimensionado, e em sua câmara encontram-se outros tipos de passagem e elementos para a fixação de bactérias.

Solo: O solo, leito ou piso ideal para o aquário é o de cascalho, constituído de uma mistura de areiagrossa (areião), pedriscos encontrados nos leitos dos rios e pequenos seixos rolados. Esta misturatorna o solo mais permeável, facilitando a absorção e fixação das plantas. Alguns autores, denominam esse cascalho de "fundo de areia", tomando por base o conceito deque a areia é o nome dado à rocha formada por pequenos grãos. A "areia" utilizada não deve ser muito clara, para que os peixes não se mimetizem, tornando-os pálidos. A altura (quantidade) do cascalho depende do tamanho do aquário, conforme tabela abaixo:

Comprimento Aquário (cm)

 

50 até 80

 

acima de 80

Altura do Cascalho (cm)

 

4 frente e 6 a 7 fundo

 

6 frente e 9 a 10 fundo

Essa diferença de altura do cascalho entre a frente e o fundo, é necessária por dois motivos. Primeiro: Relaciona-se com o fluxo de sucção das bombas (que geralmente estão dispostas na parte do fundo/trás do aquário) que é sempre maior perto de sua base, perdendo o seu poder de sucção conforme se distancia da base. Para compensar esta perda (na parte frontal do aquário) faz-se este esquema, pois com menor quantidade de cascalho este fluxo torna-se uniforme em todo piso. Segundo: A parte estética, pois o cascalho mantido dessa maneira, proporciona um efeito angular, dando noção de todo o aquário.Obs.: Todos esses componentes deverão ser bem lavados antes de serem introduzidos noaquário

PLANTAS AQUÁTICAS

As plantas aquáticas, são muito importantes para o equilíbrio do aquário de água doce. Desempenhando importantes funções, como fotossíntese, abrigo, testes do solo, adornos paisagísticos e muitos outros. Algumas plantas são emersas (palustres) ou flutuantes (nadantes, apresentam raízes aquáticas). Elaboram o mecanismo de fotossíntese, que sob a ação da luz,absorvem o dióxido de carbono (CO2) nocivo em alta quantidade em uma quário e liberam o oxigênio (O2) que os peixes e os demais seres aeróbios necessitam para respirar e viver.Protegem os peixes mais tímidos fornecendo abrigo e sensação de segurança (contribuindo para o avivamento de suas cores). Abrigam em suas folhas os alevinos (filhotes), os ovos dos ovíparos e os demais seres que constituem oconjunto planctônicos (microrganismo que servem de alimentos para os peixes e alevinos).

 

Atuam como teste de fertilização do solo, uma vez que, observando o crescimento das plantas aquáticas, podemos saber a qualidade do solo em relação aos materiais orgânicos. O aquário estará em boas condições para a sobrevivência dos peixes, sendo proporcional ao crescimento das plantas.

Servem como adornos paisagísticos juntamente com algumas rochas e troncos fossilizados. Existem grandes variedades, porém devemos tomar cuidado na hora de combinarmos as plantas, respeitando alguns fatores exigidos como: pH, dureza da água, concentrações de CO2, NH3 ,fotoperíodos, temperatura entre outros. Há vegetais que se reproduzem por brotamento, multiplicando-se através de cortes de seus caules,outros por estolão (não origina ramos em raízes, produzindo na extremidade tubérculos ou bulbos) e finalmente as plantas que se reproduzem por sementes.

Peixes

 

Os peixes estão classificados na Zoologia como, vertebrados inferiores, animais cordados, de respiração branquial, com nadadeiras sustentadas por meio de raios ósseos, pele geralmente coberta por escamas, coração com uma só aurícula, de sangue frio, podendo ser ovíparos ou ovovivíparos. Seu movimento natatório depende de seu formato anatômico.

bottom of page