
Aquário passo a passo:
Qualquer tamanho e forma é possível para se fazer um bonito aquário plantado, os maiores são mais estáveis e fáceis de manter em comparação aos menores, mas o custo com materiais e equipamentos são mais onerosos. A altura do aquário também influência, tanto na iluminação como na hora de manutenção.
.
O grande problema dos aquaristas hoje em dia, é começar do jeito errado, primeiramente seria com o tamanho do aquário, normalmente começam com aquários pequenos com 30Lt. ou menos, e muitas das pessoas desistem do aquarismo, pois não conseguem ter sucesso com o mesmo.Então o mínimo recomendado é um aquário de 120 litros, num primeiro momento temos que escolher o modelo do aquário, tem aquários importados feito em base de acrílico ou virdro, já vem com iluminação e filtragem embutida, e alguns outros acessórios, que tornam a manutenção muito mais simples.
Lembrando quanto menor o aquário, as reações químicas ocorrem com maior velocidade, então as pessoas não conseguem por inexperiência manter este aquário estável. o aquarismo, existe 3 tipos de filtragem: química, mecânica e biológica.
Química temos o carvão ativado;
Mecânica temos a esponja ;
Biológica temos a cerâmica ou bio-glass;
Primeiro você deve descobrir que tipo de peixes você deseja criar. Para iniciantes eu sugiro peixes como neons, guppys, tricogasters,barbos, betas kinguios faça uma pesquisa sobre os peixes mas faceis de mater. . Após escolher qual tipo de peixes você deseja criar você deve escolher que tipo de aquário você deseja ter, nunca compre um aquário com formato muito extravagante tente comprar os modelos mais básicos isto porque nem todos os peixes gostam destes formatos isto por causa principal da deficiência criada para a locomoção do peixe(com exceção do beta que por natureza não é de nadar muito).Não esqueça de limpar o aquário internamente apenas com água corrente sem produtos químicos como, sabão, detergentes e etc. Aqui vão alguns aquários para você ter uma idéia..









A filtragem do seu aquário é muito importante junto com a potencia da bomba que será usada esta potencia é medida de acordo com o tamanho de seu aquário. Normalmente é utilizado a filtragem biológica de fundo ou carvão ativado.
O cascalho também é muito importante para um melhor agrupamento da colônia de bactérias do aquário estas colônias ajudam a manter toxinas que possam prejudicar os peixes de se espalharem.
As plantas de seu aquário podem ser escolhidas meramente por sua beleza mas tente evitar plantas de coloração não esverdeada isto porque elas necessitam de um pouco mais luz
A iluminação de seu aquário também será decidida pelo tamanho do aquário que você possui. Existem lâmpadas especiais para aquários, elas ajudam na fotossíntese das plantas que no mínimo devem ter uma iluminação de 8 horas dia(claro que passar um pouco não afeta muito mas tente não passar de doze horas para que seus peixes descansem). Estas luzes não são extremamente necessárias para seu aquário mas seria muito bom telas.
INICIANDO O PROJETO
Começamos o Planejamento pela escolha do lugar do aquário, o tamanho do tanque e o móvel que ele vai ficar apoiado.
LUGAR: Escolha um lugar da casa onde não bata luz do sol direta (porque isto acarretaria um surto de algas no seu aquário), que não seja muito úmido, não seja muito quente e que não corra o risco de acidentes. Depois você pensa na decoração, se tem estes aspectos e vai ficar bonito ali, este será um bom lugar para o aquário.
Escolhendo o móvel.
O móvel onde o aquário vai ficar deverá atender aos seguintes critérios. Ele deve ser adaptado com várias tomadas ou deve ser próximo a elas, tem que ser um móvel resistente a peso e água, deve ser um móvel relativamente médio e não muito alto para facilitar a manutenção do aquário. Estantes, mesas, mesinhas, hacks dentre outros deve ser levado em consideração os critérios acima. E lembre-se que o aquário tem equipamentos que precisam ficar ligados 24 horas e lâmpadas entre 10 á 8 horas ligadas, e sua manutenção exige lidar com água. Não será legal disputar a atenção dele ao lado de tevês, aparelhos de som e outros eletrodomésticos. Pois, por mais experiente que seja o aquarista respingos d’água são inevitáveis, procure evitar acidentes. Abaixo do vidro do aquário é sempre bom ter uma folha de isopor ou qualquer outro material para amaciar a pressão feita pelo substrato e água em cima do móvel evitando rachaduras no vidro de fundo. Se for mandar fazer o móvel do aquário pesquise na internet existem bons projetos, se for habilidoso com as mãos também existem belos projetos de móveis de aquário tipo faça você mesmo (DIY). Fique atento no projeto, você deve deixar lugares para iluminação, passagem de ar se tiver tampa e passagem das tubulações e fios dos equipamentos.
O que deve ser levado em conta é que os equipamentos deverão ser comprados de acordo com a litragem do aquário e demais procedimentos também será decorrente a quantidade de litros d’água que ele suporta. Sem a medida de litragem do aquário não poderemos iniciar nenhum projeto. Para calcular a litragem do seu aquário você deve medir o cumprimento e a largura e multiplicar. Com o resultado você multiplicará com a altura, depois divida por 1.000 o novo resultado. (Comprimento X Largura= resultado1 - resultado1X Altura = resultado2 - resultado2/1000 = litros). Se você já tiver o tanque guarde-o se não tiver mande fazer ou vá a uma loja comprar. Lembre-se de guardá-lo em um lugar seguro até à hora de montar. Se for fazer ou mandar fazer leve em consideração as seguintes dicas: use vidros de 6 mm e a altura do tanque não deve ser maior que o seu braço, pois terá dificuldades na hora da manutenção, o ideal será 40 cm até por que acima disto precisará de lâmpadas especiais potentes para iluminá-lo principalmente se deseja ter plantas aquáticas. Obs.: Existem aquários que já vem todo equipado, com tampa e lâmpada mais se você optar por eles estará limitado apenas aos recursos que ele possui.
SUBSTRATO Substrato na verdade é nada mais do que a terrinha que você vai colocar no fundo do aquário. Terrinha? Sim terrinha, areia para o fundo. Nada daquelas plaquetas furadinhas que o vendedor tentou te vender na loja, aquilo você não vai usar. Aquelas placas são chamadas de filtro biológico de fundo que na verdade nem vou falar sobre eles por se tratar de um tipo de filtragem ultrapassada. (em minha opinião). Mais tarde vamos falar sobre filtragem biológica, mas com filtros externos e não estes de placas de fundo.Para escolher o tipo de substrato; você deverá escolher se seu aquário terá plantas ou não. Se ele não tiver plantas você poderá colocar pedras, pedritas, terra lavada ou terra de filtro de piscina. O substrato deve ter 7 cm no fundo do aquário. Você não deve colocar aquelas pedrinhas coloridas de jardinagem, nem aquelas pedras redondas brancas e nem outro substrato que poderá comprometer a biologia do aquário. As pedras coloridas soltam tinta e são tóxicas aos peixes e as brancas vão alcalinizam demais a água. Se você deseja plantas você lerá o passo a seguir.
O mercado está cheio de substrato para aquários plantados, a alguns importados outros de fabricação brasileira basta você pesquisar. Existe fertilizante que são colocados já no substrato e cada tipo de substrato fabricado recomenda os tipos de camada que você colocará no aquário. Mas deixaremos isto quando estivermos mais experts no negócio. Uma receita simples para plantados é a combinação entre húmus+laterita+areia lavada ou de filtro de piscina. São estas três camadas que você deve colocar no fundo do seu aquário para plantá-lo. Isto será tudo o que suas plantas vão precisar uma camada fértil (no nosso caso húmus e a laterita que é para completar a quantidade de ferro que a planta precisa) e uma camada isolante (para separar a camada fértil da água assim não turvando ou tirando o equilíbrio biológico do aquário).Cada camada você deve medir em centímetros as quantidades das substâncias. 3 cm de húmus no fundo, 1 cm laterita por cima do húmus e colocar mais ou menos 3 ou 4 cm de areia lavada ou de filtro de piscina para camada isolante em cima de tudo. Existem fóruns de aquaristas que ensinam a quantidade em quilos para cada substância dependendo da litragem do seu aqua. Mais você não terá dificuldade de calcular as quantidades em centímetros dependendo do tamanho do aquário. Atenção: O húmus e a areia lavada você pode comprá-los “in natura” em lojas de jardinagem e prepara-lo para colocar no aquário depois ou então compra-lo já preparados nas lojas de aquarismo. A laterita você pode encontrar em lojas de jardinagem ou loja de aquaristas também e não precisa ser preparada
PREPARANDO O HÚMUS Como eu disse o húmus você encontra “in natura” em lojas de jardinagens ou já preparado nas lojas de aquarismo. O processo de preparar o húmus consiste em lavar, coar, ferver, secar e coar novamente. Estes processos você encontrará fotos passo a passo nos fóruns da internet.
PREPARANDO A AREIA LAVADA A areia lavada é aquela mesmo da beira do rio ou daquelas de construção, você pode também optar em comprar areia de filtro de piscina que você não precisará tratar. O processo de preparar também é o mesmo do húmus só dispensando o ato de ferve
LATERITAA laterita poderá ser comprada em lojas de jardinagem ou lojas de aquaristas. Ela é um tipo ferro concentrado para plantas. Que você pode encontrar de forma concentrada ou em cascalho (recomendo em cascalho) se comprar concentrada terá de perguntar ao representante (vendedor) a quantidade a ser colocada. O cálculo em centímetros é para a forma em cascalho.
COMEÇANDO A COMPRAR OS EQUIPAMENTOS
Decidido o lugar, com o móvel preparado, o tanque, o substrato está na hora de começar a pensar nos equipamentos. (deixe tudo guardado ainda não monte nada e nem escolha ou compre peixes ainda) muito menos coloque o substrato espere para montar tudo de uma vez só.
ILUMINAÇÃOA iluminação interna do aquário começa agora a ser pensada, principalmente se ele for de um aquário plantado. Pois você deve decidir se seu aquário deve ou não ter uma tampa, isto deveria ser parte do projeto quando você pensou no móvel. Se não pensou pense agora. A tampa tem um charme especial quando se trata de móveis planejados, mais deve ser levada em conta à circulação de ar dentro dela e o aquecimento causado pelas lâmpadas. Deixe furos de ventilação ou use coolers de resfriamento. (mais uma vez você pode recorrer à pesquisa nos fóruns para sistema de resfriamento com coolers tipo faça você mesmo - DIY). Existem projetos de aquários sem tampa com calhas de lâmpadas caídas sobre ela. (mas você não poderá ter peixes que saltam ou animais domésticos como gato, por exemplo, com este tipo de projeto).
Tudo vai depender do lugar do móvel e do seu primeiro projeto do tanque e do móvel. A iluminação deve atender a seguinte regra: para cada litro d’água 1 watt de potência na lâmpada. A quantidade de lâmpadas que você colocará no seu aquário dependerá do modelo da lâmpada que você comprar; tubular ou não. O importante é que ela cubra a maior parte do aquário (principalmente para os plantados). Pinte de branco ou forre com papel alumínio a parte de dentro da tampa ou calha que iluminará o aquário, assim você terá uma maior cobertura da lâmpada.A instalação elétrica será importantíssima por tanto o cuidado com a segurança também, tenha certeza do não contato dos fios com a água e botões de liga e desliga para desligá-las durante a noite será importante. (existem tomadas automáticas que contam o tempo e apagam e acendem sozinhas as lâmpadas, mas isto vai encarecer seu projeto).
FILTRAGEM Você deve estar se perguntando agora, tanta coisa precisa saber para montar um aquário? Sim, você precisa saber estas coisas para que você no final tenha um belo aquário e com o mínimo de problemas possíveis. A filtragem é mais uma questão que você precisa saber.Naturalmente os rios não precisam de filtros, bombinhas de ar, ou de recalque, no entanto tem muitos peixes, plantas e muita vida. É que nos rios acontece uma filtragem naturalmente, a filtragem biológica. E é este tipo de filtragem que precisamos para um aquário vivo e bom para os peixes... Lembra do que disse no começo sobre o senso comum? De acharmos que água limpa é que e bom para os peixes? Bem a mesma água de consumo nossa para beber ou mesmo a água da torneira não é bom para os peixes. Água que os peixes precisam deve ser ausentes de cloro e necessita ter micro organismos vivos que automaticamente fazem a limpeza a filtragem biológica e condiciona o peixe a viverem mais.
TIPOS DE FILTRAGENS
Para um bom resultado de um aquário é preciso que toda a biologia dele esteja em perfeitas condições. Para isso os filtros fazem à filtragem do aquário: A filtragem biológica, filtragem física e filtragem química. Existem diversos tipos de filtros no mercado, mas basicamente eles fazem estes três tipos de filtragens. Eles podem ser filtros externos, internos, sumps acoplados ou não ao aquário. Mais uma vez vai depender das suas condições para se obter o filtro, existem bons filtros no mercado mais para iniciantes recomendo filtros externos tipo canister. Você pode optar também pelo Faça você mesmo DIY, nos fóruns de aquarismo existem diversos projetos de canisters caseiros. Ao contrário do que pensamos o aquário não precisa de bombas de bolhas de ar, o ar é renovado apenas pelo movimento da água e biologia que o aquário possui.
ELEMENTOS FILTRANTES
Como disse independente do filtro que fizer ou comprar eles vão realizar três tipos de filtragem. A filtragem biológica, filtragem física e filtragem química.Para realização destas filtragens precisamos de elementos filtrantes para cada uma delas, cada filtro possui seções para colocar um tipo de elemento filtrante. Esses elementos filtrantes são vendidos em lojas de aquaristas. .
FILTRAGEM BIOLÓGICA filtragem biológica se dá através de micro-organismos vivos que auxiliam no equilíbrio biológico do aquário. A cerâmica é um dos principais elementos da filtragem biológica do aquário. Sua forma de pequenos tubinhos e suas micro reticulas facilitam o acúmulo de micro organismos biológicos que farão à filtragem biológica do aquário, mas para isto também temos bio balls, bolas anatômicas feitas de plástico com um desenho especial para acumular os micro-organismo e são um pouco maiores do que os tubinhos de cerâmica. Podemos ver projetos DIY sobre filtragens biológicas como cacos de telhas, cacos de cerâmica de filtros comuns etc. Mas para filtragem biológica recomendo as rodinhas de cerâmica.
FILTRAGEM FÍSICA A filtragem física é a filtragem que tira da água elementos maiores como grandes sujeiras de resto de folhas das plantas, fezes dos peixes e decomposições de alguns organismos vivos dentro do aquário. O perlon ou acrilon é um tipo de material usados no forro de almofadas ou estofados, mas que pode auxiliar na sua filtragem mecânica, assim como também espumas especiais e outros materiais a venda para este tipo de filtragem. Acrilon ou Perlon é indicado para este tipo de filtragem por causa do custo e benefício. FILTRAGEM QUÍMICA Na filtragem química podemos usar carvão ativado ou purigem, que auxiliam na cristalização da água.Este tipo de filtragem alteram a estrutura molecular da água por isso cristalizando-a.
TEMPERATURA DA ÁGUA
Para cada Espécie de peixe que você deseja ter no aquário existe uma temperatura ideal para as condições de vida dos peixes. Por isso é extremamente necessário controlar a temperatura de seu aquário. Para a manutenção desta temperatura você precisará de equipamentos como: aquecedores, termômetros e sistema de resfriamento d’água.
AQUECEDORES
Dependendo da região do Brasil em que você mora você precisará de aquecedores nós vivemos em um país tropical onde existem lugares onde o calor é intenso demais, porém tem lugares que principalmente a noite faz muito frio. No caso de frio você precisará do aquecedor, existem diversos tipos e marcas de aquecedores, mas no geral eles são vendidos com ou sem o termostato. O termostato serve para você controlar a temperatura, ou seja, sua potência. Mais uma vez você precisa saber a quantidade de litros d’água do seu aquário para saber qual é a potência máxima que o aquecedor deve ter compatível com seu aquário. Aquecedores sem termostato não dão para controlar a temperatura ela vai atingir o máximo relacionado aos watts do aquecedor. Por isso a regra de watts por litro também vale para aquecedores.
TERMÔMETRO Como disse em um país tropical como o nosso a maioria dos lugares são quentes demais, e o aquecimento da água acho que é o maior problema dos aquaristas brasileiros quando se trata de temperatura. O termômetro é essencial para visualizar as altas e baixas temperaturas. É essencial compra-lo, pois para cada espécie de peixes e plantas existe uma temperatura ideal para cada uma delas viverem e se desenvolverem. No mercado existem diversos tipos de termômetros, mas eles se resumem em: Comuns e termômetros digitais. Alguns digitais são tão sofisticados que além da temperatura te diz a respeito das condições da água, PH, Dureza etc... Visualmente os comuns que são presos com ventosas dentro do aquário atrapalha a naturalidade do aquário, mas são bastante eficientes e baratos.
SISTEMA E RESFRIAMENTO
O aquecimento global vem causando altas temperaturas principalmente em muitos estados brasileiros. Altas temperaturas realmente são dores de cabeças para aquaristas brasileiros, já vi aquários dando picos de 49º na água. Para resolver este problema podemos comprar coolers de resfriamentos para o aquário. Dependendo da região do Brasil onde você esteja você precisará muito deles. Os DIY faça você mesmo dos fóruns é uma boa pedida nesta hora, pois coolers velhos de CPU’s antigos podem quebrar um galho nesta hora, pesquise projetos de resfriamentos de aquário.
EQUIPAMENTOS PARA MANUTENÇÃO DO AQUÁRIOTerminando esta maratona de falar sobre os equipamentos essenciais para montar um aquário vamos falar um pouco sobre seus materiais para a manutenção dele. Podemos até achar que os equipamentos para manutenção não serão tão importante assim agora, tipo: Deixa-me montar primeiro o aqua depois compro. Mas depois de montado o aquário você a qualquer hora vai precisar deles principalmente no que diz a respeito às TPA’S, podas e tratamento d’água e configuração do layout na montagem.Aqui estão os demais equipamentos que você poderá precisar na montagem do seu aquário: Tesouras de podas para plantas, plantadores, pinças, raspadores e limpadores de vidro, teste de PH, teste de Dureza d'água, anticloro, redinhas etc... Você pode também optar por uma boa bomba de recalque e um bom balde para TPA’s. Só esclarecendo TPA’s é a troca parcial de água, que você precisará fazer em períodos determinados por você; de acordo com a necessidade biológica do aquário. Lembra quando eu falei que não precisa tirar toda a água do aquário e depois trocá-la? Pois é, Você não precisa tirar nem os peixes e nem toda a água o que você precisa fazer periodicamente são TPA’s de 20%, 30% ou até 50% da água dependendo da estabilidade biológica do seu aquário. Então para isto você vai precisar de mangueiras para sucção da água e baldes, eu uso uma bomba de 1000litros dentro de um galão de água de 20 litrospara fazer recalque (repor a água) e uma mangueira de nível acoplada a ela, assim eu não perco tempo evito molhadeiras e nem espalho o substrato do fundo. O que geralmente acontece quando repomos direto do balde ou através de jarrinhas d’água.
MONTANDO O AQUARIO
Mas, ainda não é a hora. Para comprarmos os peixes precisamos primeiro montar todo aquário, planta-lo e fazermos testes na água para entendermos sua biologia e suas condições para que possamos depois comprar os peixes
Coloque o aquário no lugar desejado, instale o filtro, a iluminação, sistema de resfriamento e aquecimento e demais equipamentos comprados. Se projetou um móvel guarde na gaveta ou próximo a ele os testes e equipamentos de manutenção. ATENÇÂO: Não ligue nas tomadas ainda nem o aquecedor e nem o filtro, você pode queimá-los.
Depois do aquário no lugar e com todos os equipamentos instalados é hora de montar o nosso layout. Para mim a parte mais divertida da montagem do aquário, aqui é que decidimos quais elementos vão enfeitar o interior do aquário. Sinceramente aquários com enfeites de plástico como piratas, caveira, navios, plantas artificiais e conchas que abrem e saem bolhas tiram à naturalidade do aquário. Quando penso em um aquário penso num pedacinho do rio ou mar dentro da minha sala, escritório ou cômodo que ele esteja. Portanto quanto mais natural para mim melhor, mas se desejar você vai ficar a vontade, a montagem é sua estou aqui para lhe auxiliar a montar um aquário.
PLANTANDO SEU AQUÁRIO
Depois de escolhido e comprado suas plantas é hora de plantar, coloque as camadas férteis e a camada isolante no seu aquário conforme foi indicado. Coloque os troncos e pedras onde deseja, conforme o layout pensado. Se você estiver usando musgos amarrado nos troncos ou pedras borrife água neles durante a montagem. Separe em bandejas as plantas que vão compor o layout. Com uma mangueira e auxilio e um prato encha um pouco com água o aquário na altura de 1 cm a 2 cm. Tudo com muito cuidado para não espalhar o substrato. Com ajuda de uma pinça plante as mudas tipo carpete. Depois de plantar as plantas tipo carpete encha mais um pouco o aquário, não encha-o até a boca ainda. A dica aqui é colocar plástico amassado por cima de todo o fundo e encher aos poucos. Depois retire o plástico continue plantando as plantas médias depois as altas. Plantas, cada uma delas tem técnicas para plantar e a quantidade de ramos e distância uma da outra. Como disse, pesquise sobre os tipos de plantas que vai colocar. Mas geralmente as plantas médias e grandes podem ser plantadas com ajuda de pinça maiores ou com a mão mesmo de forma delicada. Termine de encher com cuidado, ligue a luz aquecedores se preciso e filtros. Pronto esta ai o seu aquário. Agora é só aguardar a ciclagem para comprar os peixes
ESPERANDO A BIOLOGIA (CICLAGEM)Estamos quase na hora de escolher os nossos peixes, porém temos que esperar com que o aquário passe por um período que os aquaristas chamam de ciclagem. Isto pode levar entre 2 semanas a um mês. É todo o período que o aquário precisa para se estabilizar. O filtro externo está circulando a água para criar oxigenação necessária enquanto isso os micro-organismos estão se desenvolvendo. Tecnicamente e cientificamente você pode aprender um pouco mais sobre ciclagem nos fóruns. Mas basicamente é fazer todos os testes no aquário ir anotando em um caderno. Teste de dureza, teste de amônia, teste de nitrito, teste de PH com estes testes você pode verificar se seu aquário está estabilizado. Uma vez a amônia e nitrito zerados seu aquário está ciclado. Uma vez estabilizado você pode comprar agora os peixes. Alguns aquarista usam pingos de amônia para acelerar o processo.
Agora sim, Ufa! Você pode escolher seus peixes. Cada peixe assim como as plantas requer um cuidado especial, cada um deles tem um PH indicado para ele, uma temperatura indicada, um tamanho de aquário mínimo, uma regra de convívio com os outros peixes e por assim vai... Cada peixe uma forma de cuidado diferente. Conforme os testes que fez sobre sua água você deve analisar a ficha técnica dos peixes para ver se ele está compatível com seu aquário. Se a faixa de PH é a mesma, se a temperatura esta adequada, só assim corra na loja e compre seus peixes. Escolha peixes saudáveis e de vendedores bons uma técnica e ver as condições dos aquário nas lojas, se tem peixes mortos ou nadando estranhamente não compre. Basicamente a quantidade de peixes que deve comprar para seu aquário é 1 cm de peixe por litro. Portanto você deve fazer esta conta com o tamanho máximo que ele atingirá e não com o que ele está agora. Por isso verifique fichas técnicas dos peixes na net. Uma dica simples é; comprar alguns peixes de fundo, e um pequeno cardume esta é uma receita básica para aquários harmoniosos. Para aquários coletivos você pode ter diversas empecíeis respeitando os tamanho e regras de convivência. Bom galera é isso ai, isto é o básico no aquarismo espero ter ajudado. Prometo depois artigos mais profundos sobre os assuntos. Boa Sorte na montagem.










